Voltar
Destaque
Categoria: Sonoplastia
8 de setembro de 2021

Sonoplastia nos vídeos: um cuidado que faz a diferença na qualidade!

A sonoplastia nos vídeos é um cuidado que faz toda a diferença na qualidade. Esse é um efeito muito importante para qualquer produção audiovisual e hoje nós iremos explicar o motivo.

Imagina só um filme como Star Wars sem os efeitos de sonoplastia dos sabres de luz?

Ou então o filme As Crônicas de Nárnia sem os sons típicos de grandes batalhas?

Tudo ficaria muito chato, extremamente sem graça.

Quer outro exemplo mais “vida real”? Pense naquele vídeo caseiro feito com seu celular na virada de ano, na beira da praia. Imagine a cena somente com as vozes de quem está contigo, mas sem o barulho da rolha saindo da champanhe, das taças brindando, do burburinho da multidão, dos fogos de artifício no céu. Ficaria bem simples, né?

Isso mostra como o som é uma parte fundamental de qualquer produção. E não é apenas o cinema que se beneficia da sonoplastia: produções menores também ficam muito melhores com a inclusão de áudios que reforcem a mensagem. Sons colocados no volume certo, no momento exato, que vão emocionar, surpreender e encantar a sua plateia.

Para conseguir um vídeo com uma ótima qualidade, é essencial ter uma boa captura e edição de áudio. E é sobre isso que vamos falar hoje.

Se, depois da leitura, você ainda tiver alguma dúvida, quiser saber mais detalhes ou desejar pedir um orçamento, nos procure! É só clicar aqui e enviar a sua mensagem.

Se preferir, fale conosco por telefone. O número é o (11) 3731-7009.

Saiba tudo sobre sonoplastia nos vídeos

Sonoplastia nos vídeos: o que é e como funciona?

A sonoplastia é basicamente todos aqueles efeitos sonoros colocados em produções de rádio, televisão e cinema. O objetivo é enriquecer a qualidade do produto, fazendo com que ele se pareça mais real e tenha mais vida.

É uma técnica que reconstitui artificialmente os efeitos acústicos de uma ação da produção audiovisual. A sonoplastia cria sons naturais utilizando materiais e objetos, com a finalidade de gerar efeitos que sejam parecidos com os de movimentos (pular, andar, correr), de animais, da natureza (chuva e vento), entre outros.

No mundo do cinema, essa prática descrita é conhecida como Foley. Toda a sonorização é produzida através de um software que simula em estúdio os sons do objeto que deseja representar.

Na maior parte dos casos, a sonoplastia utiliza sons previamente gravados, mas em certas situações acaba recorrendo à produção desses efeitos em estúdio.

Geralmente, os sons são adicionados em um filme após o término das gravações. Dificilmente os especialistas são levados para o set com a missão de captar o som de uma luta ou de qualquer outra ação.

Locação de Estúdio de TV profissional em São Paulo

Por que a sonoplastia é tão importante?

A sonoplastia é importante por diversos motivos. Os efeitos sonoros e a música são parte significativa para que o espectador ou ouvinte construa uma imagem em sua mente.

Quando os efeitos possuem boa qualidade, o público talvez nem perceba esse acréscimo de qualidade, pois tudo parece muito natural. Contudo, quando eles estão ruins, fica fácil de identificar.

Através dos efeitos sonoros é possível compreender melhor como o personagem está se sentindo ou até mesmo de que altura um objeto caiu simplesmente pelo barulho dele ao atingir o chão.

A sonoplastia decide como as músicas serão integradas na produção, de forma que elas fiquem alinhadas aos sentimentos e reações dos espectadores. Em uma cena de casamento, por exemplo, espera-se que o público se emocione.

Já em uma cena de suspense onde o assassino está buscando por sua vítima, a intenção é fazer o público se sentir ansioso e apreensivo. É claro que as músicas usadas nos dois casos apresentados precisam se adequar ao conteúdo.

Conheça o melhor estúdio para lives em São Paulo

Sonoplastia nos vídeos: como definir a trilha sonora?

A trilha sonora precisa ser escolhida de forma bem pensada. Ela precisa integrar os efeitos sonoros com a produção.

Para isso, primeiramente é necessário ter um roteiro bem estruturado, para depois complementar com uma sonoplastia que consiga se envolver com o conteúdo.

Não adianta, por exemplo, colocar uma trilha sonora com músicas românticas em um filme que seja de terror. Não vai funcionar. Vai parecer piada. A reação do público será o contrário daquela desejada pelos produtores.

Outro cuidado fundamental é prestar atenção nos direitos autorais. Isso é necessário para não correr riscos de a sua produção ser removida do Youtube ou de redes sociais, por exemplo.

No Estúdio Raposo, tomamos todo o cuidado para garantir que as produções utilizem apenas áudios cujos direitos foram adquiridos. Ou então músicas e efeitos sonoros de domínio público ou de uso gratuito autorizado pelo autor, conhecidos como “trilha branca”.

Conheça o melhor estúdio para eventos corporativos em São Paulo

Sonoplastia nos vídeos: contrate um estúdio especializado!

Agora você já percebeu que a sonoplastia nos vídeos é muito importante. Porém, para se assegurar de que tudo realmente será de boa qualidade, é fundamental investir no serviço de profissionais.

Um sonoplasta saberá exatamente como integrar um bom roteiro com os efeitos sonoros e como engajar o público em uma produção de qualidade.

O Estúdio Raposo tem profissionais altamente capacitados para fazer toda a edição e produção de efeitos sonoros.

Além disso, contamos com uma estrutura para produzir e transmitir lives ao vivo, bem como fazer a gravação e edição de vídeos.

Trabalhamos para oferecer e entregar os melhores conteúdos aos nossos clientes. Caso deseje tirar dúvidas, consultar nossos serviços ou pedir um orçamento, entre em contato conosco. Basta mandar uma mensagem clicando aqui.

Se preferir, fale conosco por telefone. O número é o (11) 3731-7009.

O Estúdio Raposo fica na rua Jacinto Gonçalves, nº 84, no Jardim São Jorge, em São Paulo, pertinho da rodovia Raposo Tavares.

Até a próxima!


Últimos posts no blog


Conheça nossas soluções:

Orçamento express para seu Evento
Quero fazer um orçamento