Voltar
Destaque
Categoria: Eventos
12 de novembro de 2021

Transmissão ao vivo para eventos: como funciona?

A transmissão ao vivo para eventos foi um modelo que diversas organizações encontraram para disseminar conteúdos de maneira global, conseguindo atingir um público bem maior.

Com a pandemia do novo coronavírus, as empresas também encontraram na transmissão ao vivo uma maneira de se comunicarem com seus colaboradores em segurança, evitando o risco de contágio pela Covid-19.

Apesar de esses eventos serem uma tendência cada vez maior no mercado e oferecerem diversas vantagens, eles exigem muita técnica.

Imagine só ter todo o trabalho de organizar um evento: convidar as pessoas, chamar os palestrantes, criar a apresentação… e aí, no dia marcado, a transmissão ficar falhando?

Uma transmissão ao vivo depende muito mais do que apenas uma boa internet. É necessário contar com diversos equipamentos profissionais. Para isso, só contratando uma empresa como o Estúdio Raposo!

Por isso, hoje nós iremos falar exatamente sobre esse assunto que costuma gerar muitas dúvidas. Como funciona esse tipo de evento? Para quem ele pode ser útil? Quais são as possibilidades?

Para saber isso e muito mais, continue a leitura!

Transmissão ao vivo para eventos

Transmissão ao vivo para eventos: como funciona?

Quando você transmite um evento ao vivo está, na verdade, disseminando um conteúdo dentro do ambiente digital, voltado para um público específico ou não.

Hoje em dia existem várias maneiras de se fazer uma transmissão ao vivo:

Por meio das redes sociais, como Instagram e Facebook;

Através de plataformas e específicas, como YouTube, Zoom e Twitch TV.

É possível fazer até mesmo o que chamamos de multistreaming, isto é, transmitir simultaneamente em diversas plataformas e até mesmo redes sociais, alcançando um número ainda maior de pessoas.

Por exemplo, sabe aqueles eventos ao vivo que vários cantores fizeram durante a pandemia? A banda estava no palco cantando e tinha uma câmera transmitindo todo o show ao vivo para os fãs em mais de uma plataforma. Como exemplo, veja estra transmissão que fizemos, para o grupo Confraria Comedy.

Para que tipo de evento esse modelo é indicado?

Antes esse fenômeno era pouco utilizado, mas a pandemia colocou as transmissões ao vivo no foco das atenções. E não pense que é um modelo indicado apenas para um setor específico ou então só para cantores.

Muitos eventos presenciais também podem ser transmitidos pela internet, seja para um público interno ou externo.

Por exemplo: os profissionais que vendem cursos online precisam fazer o lançamento digital do produto. É uma estratégia cada vez mais comum, seja em áreas como investimentos, psicologia, marketing e muitas outras. O evento acontece em nosso estúdio e é transmitido pela internet. Veja três exemplos muito bacanas:

– Mr. Teacher Paulo fazendo o lançamento do seu curso de inglês!

– Bruno Perini vendendo cursos de investimento!

A empresa Brasil Paralelo utiliza nossa estrutura para lançar diversos cursos. Confira, clicando aqui, a live para divulgação do curso de português Resgate da Linguagem, apresentada pela professora Lara Brenner.

Transmissão ao vivo para eventos: por que adotar esse modelo?

O mundo está ficando cada vez mais digital e quem não acompanha as tendências acaba ficando para trás. O fenômeno das lives surgiu como uma alternativa para aqueles que desejam aumentar a sua marca e acessar cada vez mais públicos externos.

Não é só isso. A transmissão ao vivo tem muitas vantagens:

Diminui os custos do evento, já que, sendo 100% online ou híbrido, a empresa tem menos despesas com espaço físico, deslocamento e hospedagem de convidados.

Não tem limites de alcance, ao contrário de eventos físicos que possuem uma barreira geográfica. Uma transmissão ao vivo é capaz de alcançar pessoas em diferentes locais do planeta.

Tem maior engajamento, porque uma transmissão ao vivo pode atingir entre 5 e 10 vezes mais pessoas do que um evento que é realizado somente de modo presencial.

Tem leads melhores e em maior quantidade. Alcançando mais pessoas, a empresa consegue obter mais retornos.

Monetização se o intuito for cobrar pelo acesso ao evento.

Como fazer uma transmissão ao vivo de um evento?

Primeiramente, a transmissão ao vivo de um evento precisa contar com a presença de equipamentos profissionais e com alta definição para que os convidados consigam ter acesso a uma boa imagem e som.

Além disso, a conexão precisa ser melhor do que aquela que a empresa geralmente utiliza no dia a dia. Isso é fundamental para que o evento possa ser transmitido sem problemas.

Imagina só o palestrante falando quando, de repente, a internet cai! E agora, o que fazer? O público fica impaciente quando situações do tipo acontecem.

Escolha também uma boa plataforma, que realmente atenda às necessidades do seu evento. Não adianta decidir trocar no meio da programação… Se planeje com antecedência!

É claro que ainda existem cuidados extras que você deve ter, como, por exemplo, a iluminação, o microfone, a bateria dos dispositivos que estão sendo usados e muito mais.

Estúdio para lives

Transmissão ao vivo para eventos: conte com o auxílio do Estúdio Raposo

Transmitir um evento ao vivo que seja realmente um sucesso e alcance todos os seus objetivos só será possível se você contratar os serviços de um estúdio especializado.

Por isso, contrate o Estúdio Raposo! Nós temos um estúdio totalmente equipados com os equipamentos que serão necessários para a transmissão de seu evento ao vivo.

Além disso, temos profissionais qualificados para fazer a transmissão, garantindo que tudo sairá como planejado.

E se você não quiser fazer a transmissão de dentro de nossos estúdios, nós montamos a estrutura onde quiser: ao ar livre, em um parque, no teatro…

Está pensando em fazer um evento que tenha um grande alcance e seja um sucesso? Então entre em contato conosco clicando aqui.

Se preferir, fale conosco por telefone. O número é o (11) 3731-7009.

O Estúdio Raposo fica na rua Jacinto Gonçalves, nº 84, no Jardim São Jorge, em São Paulo, pertinho da rodovia Raposo Tavares.

Até breve!


Últimos posts no blog


Conheça nossas soluções:

Orçamento express para seu Evento
Quero fazer um orçamento