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Categoria: Eventos
12 de junho de 2024

Transformando Feedback em Ouro

Confira mais um artigo da nossa “Quarta de eventos”, matéria semanal, com assuntos relevantes no mundo dos eventos escrita por nosso CEO Vinicius Revitte.

No universo dos eventos, ou na verdade dos negócios, cada feedback é uma pepita de ouro que oferece informações preciosas sobre como podemos melhorar. Após abordarmos a importância de medir o sucesso dos eventos por meio de métricas, é crucial entender como utilizar esses dados coletados para refinar e aprimorar a experiência do cliente em futuras ocasiões. Afinal os evento não são só para nutrir nosso público de informações e tendências de mercado, eles servem também como uma estratégia de motor 2, ou seja, também são uma forma de receita para as empresas. Claro que tudo depende da forma como o evento é aplicado e seu objetivo final, eventos para clientes internos (funcionário e colaboradores) não pode ser considerado uma estratégia de motor 2, porém eventos de mentoria, networking, apresentação de produtos e vários outros, podem gerar receitas interessantes e sim, ser uma estratégia de motor 2 aumentando a receita da cia.

O primeiro passo para uma melhoria contínua é coletar os feedbacks de forma estratégica e objetiva. Isso envolve entender o que perguntar, como e quando perguntar. Feedback pode ser obtido por meio de pesquisas de satisfação no pós-evento, aplicativos interativos durante o evento, ou até mesmo por entrevistas e grupos focais. As perguntas devem ser bem pensadas para extrair informações claras e que gerem ações imediatas de melhoria. Por exemplo, além de perguntar se gostaram do evento, é útil perguntar quais aspectos específicos foram mais e menos agradáveis e por quê, ou então perguntas específicas sobre o palestrante que participou, a dinâmica “x” ou uma atividade específica, sendo direto e objetivo na pergunta para entender se fez realmente sentido para os participantes determinada ação. Desta forma é possível planejar no próximo evento se vale a pena manter determinada atividade ou não, otimizando assim o tempo do evento, os custos envolvidos e claro o resultado final.

Vamos falar um pouco agora, dos 4 principais tipos de feedbacks:

O Positivo: Confirma o que está funcionando bem e o que pode ser mantido ou expandido em futuros eventos.

O Construtivo: Destaca áreas que não atenderam às expectativas e necessitam de ajustes ou melhorias.

Sugestões e Ideias: Oferecem novas perspectivas e inovações que podem ser exploradas para enriquecer futuras edições.

O Detrator ou Negativo: Indica descontentamento se concentra em críticas diretas que são geralmente mais intensas e podem indicar um nível de insatisfação profundo.

 

Todos os tipos de feedbacks que citei devem sempre ser bem recebidos, cada um tem seu valor e tratado da maneira correta trará clareza e oportunidades de aperfeiçoamento. Portanto, responder (quando possível) a cada feedback melhora a experiência do cliente e fortalece a marca e o negócio como um todo.

A fase seguinte é a análise dos dados coletados. Organizar os dados em categorias como logística, conteúdo, tecnologia e interação do público ajuda a identificar padrões e tendências. Ferramentas de análise de dados e softwares de feedback, como o SurveyMonkey, podem facilitar esse processo ao visualizar informações e destacar feedbacks frequentes e significativos.

Cada evento é uma oportunidade de aprender e aprimorar. Por exemplo, se os participantes indicam que sessões interativas foram particularmente envolventes, futuros eventos podem incluir mais dessas atividades. Se houver reclamações sobre o conforto do local, isso se torna uma prioridade para ajustes na escolha ou na configuração do espaço nos próximos eventos. Assim como diversos outros itens que envolvem alimentação, transporte até o local, estacionamento e etc.

O feedback é uma ferramenta inestimável que alimenta o crescimento e a inovação em qualquer indústria de eventos. Ao tratá-lo como um recurso crucial e aplicar as análises de forma estratégica, cada evento se torna uma versão aprimorada do anterior, proporcionando experiências cada vez mais ricas e satisfatórias.

Esteja sempre pronto para ouvir, aprender e evoluir. Esse é o segredo para eventos de sucesso contínuo.

Fique ligado para mais dicas na próxima #QuartaDeEventos! Você também pode me encontrar no Instagram em @mvrevitte ficarei muito feliz em mostrar tudo isso na prática. Nos vemos na próxima semana 😉.

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