Confira mais um artigo da nossa “Quarta de eventos”, matéria semanal, com assuntos relevantes no mundo dos eventos escrita por nosso CEO Vinicius Revitte.
Quando falamos em serviços, especialmente aqueles ligados a eventos, a melhoria contínua não é apenas um objetivo é uma necessidade. É por isso que o feedback dos clientes, algo que muitas vezes é coletado pelos nossos clientes através de formulários de NPS (Net Promoter Score), torna-se um tesouro de insights. No entanto, há uma questão que frequentemente me preocupa: por que, muitas vezes, o setor de audiovisual não recebe o feedback detalhado que poderia ajudar a elevar ainda mais a qualidade dos serviços entregues?
Como CEO da Criativa Audiovisual, sempre estive na linha de frente, o mesmo é feito pelo meu sócio e fundador da Criativa Maurício Aquino. Fazemos isso para garantir que nossas entregas sejam impecáveis e entender como podemos fazer melhor na próxima vez. O feedback é a bússola que guia essa jornada de aperfeiçoamento contínuo. Sem ele, é como não ter o Waze para chegarmos em um novo endereço.
Durante muitos eventos, nossos clientes se concentram em avaliar o impacto geral, como o engajamento do público e o conteúdo das apresentações. No entanto, os detalhes técnicos, que são essenciais para a magia do evento, muitas vezes não são mencionados nos feedbacks. Isso pode ser devido a uma falta de entendimento sobre o que perguntar ou por considerarem que tudo correu bem a menos que algo notável (geralmente um problema) aconteça.
Para garantir um NPS ainda mais completo é necessário incluir perguntas específicas sobre a parte audiovisual, e claro, repassar isso para a equipe de audiovisual, somente assim teremos as informações necessárias para trabalhar nossa melhoria contínua. Abaixo sugiro algumas questões que podem sem incluídas nos formulários de NPS, ou apenas coletado através de feedbacks dos participantes ao final do evento:
1- Como você classificaria a qualidade do som durante o evento?
2- Da parte visual, como iluminação, painel de led ou projeções, foram adequados e eficazes para o tipo de evento?
3- Houve algum problema técnico que impactou sua experiência? Se sim, qual? O problema foi resolvido?
4- O ambiente criado pela equipe de audiovisual complementou adequadamente o tema do evento?
Além de incentivar a inclusão dessas perguntas nos NPSs, é fundamental que nós, profissionais de eventos, busquemos ativamente esse feedback.
Não é suficiente que apenas nossos clientes recebam essas informações dos participantes ou que entreguemos um projeto e seguimos para o próximo sem reflexão. É essencial compreender como nosso serviço foi percebido e identificar os pontos a serem melhorados. Esta é uma prática que pode definir a diferença entre um fornecedor de eventos e um parceiro estratégico de longo prazo.
Feedback é essencial para corrigir erros, e para transformar um bom serviço em uma experiência extraordinária. Aqui na Criativa nós valorizamos cada comentário, cada sugestão e cada crítica, pois são eles que nos moldam e nos permitem superar expectativas. Adoramos sermos chamados para reuniões de debriefing, somente assim temos a certeza do que entregamos, como entregamos e o que precisaremos melhorar, e claro, podemos também ajudar os nossos clientes em suas entregas.
Neste artigo, eu quero reiterar a importância do feedback, e incentivar todos os profissionais da área a buscar ativamente essas informações. Sua busca constante por feedback é o que garante a evolução contínua e a satisfação não apenas de quem contrata seus serviços, mas também de cada participante que vive a experiência que você ajuda a criar.
Espero que este “Quarta de Eventos” inspire você a olhar mais de perto para as reações dos seus clientes e a utilizar essas informações para aprimorar cada aspecto do seu trabalho. Nos vemos na próxima semana com mais insights e dicas no mundo dos eventos!