Voltar
Destaque
Categoria: Empreendedorismo
21 de julho de 2021

Riscos de uma produção de vídeo amadora: tome cuidado para não se dar mal!

Você sabe quais são os riscos de uma produção de vídeo amadora? Fazer vídeos sem a ajuda de profissionais pode até te ajudar a reduzir um pouquinho os custos, mas… e a qualidade? Vale a pena fazer uma economia que prejudicará o resultado?

Esse é o popular “barato que sai caro”. Não foram poucas as vezes em que recebemos aqui no Estúdio Raposo clientes que precisavam refazer um trabalho ruim. Ou seja, somando as duas versões do vídeo – a que foi para o lixo e a que foi feita por nossos profissionais – saiu mais caro!

Com a pandemia do novo coronavírus, as produções audiovisuais foram ainda mais valorizadas, já que as pessoas ficaram isoladas em suas casas e começaram a consumir muito mais conteúdos em vídeo. A quantidade de visualizações disparou no Instagram, no Youtube e nos streamings.

Escolas, universidades, empresas, artistas e muitos outros setores começaram a se apoiar na produção e transmissão de vídeos para continuarem se comunicando com seus públicos. A tecnologia acelera a transmissão de conteúdo. Os benefícios são enormes, mas quando o trabalho é feito de forma amadora, podem surgir problemas inesperados.

Nesse artigo iremos falar sobre quais são os riscos de uma produção de vídeo amadora e iremos dar dicas de como garantir um bom conteúdo sem ter prejuízo.

Se, depois da leitura, você ainda tiver alguma dúvida, quiser saber mais detalhes ou desejar pedir um orçamento, nos procure! É só clicar aqui e enviar a sua mensagem.

Se preferir, fale conosco por telefone. O número é o (11) 3731-7009.

Saiba todos os riscos de uma produção de vídeo amadora

Riscos de uma produção de vídeo amadora: preste atenção nas falha

As falhas técnicas são riscos bem comuns nesse tipo de produção. Isso porque não há conhecimentos específicos que possam ser integrados ao projeto. Ou seja, você pode conseguir escrever um ótimo roteiro, mas tem alguém qualificado para transformar as palavras em ação e dirigir o material? Sabe qual tipo de câmera ou microfone precisa utilizar para alcançar o resultado ideal?

Tem muita gente (muuuuuiiita mesmo) que resolve fazer vídeo com Chroma Key. Inclusive departamentos de comunicação e de RH de empresas. Aí alguém compra um pano verde, baixa um software no computador, liga a câmera e… fica uma #X%&*#@!

Lógico… não tem ninguém no time que saiba recortar o chroma e fazer a pós-produção necessária para a inserção de imagens e de efeitos especiais.

Então é muito fácil de perceber que se você tem um trabalho em que domina apenas algumas partes do processo, seu vídeo acabará ficando abaixo da expectativa. O espectador com certeza irá perceber essa falta de qualidade.

Locação de estúdio de TV profissional

A falta de planejamento também deixa rastros

Entre os riscos de uma produção de vídeo amadora está a falta de planejamento. Se você se preocupa com todos os detalhes do vídeo, se é o responsável por som e imagem, texto e luz, vai ficar sobrecarregado e acabará esquecendo de detalhes importantes.

Por exemplo, no seu planejamento está previsto que na gravação externa existe a possibilidade de chuva? Aliás, você pediu autorização aos órgãos competentes para filmar em áreas públicas?

E se a câmera quebrar ou a lâmpada do refletor queimar, você tem reserva? Você planejou uma alternativa? Sabe a quem recorrer para não perder muito tempo de gravação ou vai gastar toda a diária esperando a reposição de equipamentos e peças?

Quem não planeja, gasta muito mais do que pretende!

Além disso, a falta de um planejamento adequado faz com que o resultado do vídeo também fique abaixo das expectativas, já que o estresse e a pressa para resolver tudo rapidamente acabam fazendo atrapalhando muito o trabalho.

Aluguel de estúdio para lives em São Paulo

E os problemas com a operação dos equipamentos?

Você acertou se pensou que um dos riscos de uma produção de vídeo amadora é a falta de habilidade para usar equipamentos audiovisuais. Ao concentrar muitas funções em poucas pessoas, é normal que o operador de áudio tenha que ajudar na luz. MAS ELE NÃO É ILUMINADOR! Se a equipe não possui familiaridade com os instrumentos que estão sendo utilizados, não tem jeito: vai ficar ruim!

Os imprevistos mais frequentes são:

– Instabilidade da câmera, o que deixa a imagem tremida, fazendo com que ela fique com má qualidade e tire a atenção do foco original do vídeo;

– Vídeos escuros ou com iluminação não adequada, dificultando a visualização e, também, fazendo com que o espectador acabe tendo uma experiência ruim com a empresa;

– Áudio com ruídos e chiados, o que causa incômodos e passa uma imagem desagradável para o cliente;

– Erros de enquadramento, deixando a tela torta ou usando uma composição de cenário inadequada, o que prejudica a fotografia do vídeo.

Locação de equipamentos audiovisuais em São Paulo

Riscos de uma produção de vídeo amadora: como garantir que você não será prejudicado!

Sabemos que você fica atento aos riscos de uma produção de vídeo amadora, mas há situações que não podem ser contornadas de uma maneira “alternativa”. Um carro não funciona sem combustível, um smartphone não liga sem bateria e você não faz um belo vídeo sem profissionais talentosos te apoiando.

A melhor forma de garantir que o seu produto terá qualidade e que você não será prejudicado é investindo em profissionalismo.

Ao invés de tentar fazer tudo por conta própria, invista em uma produção com o auxílio de uma equipe experiente. Não importa qual é o tipo de vídeo que você deseja fazer, o Estúdio Raposo possui tudo o que é necessário para te auxiliar.

Nossos estúdios são totalmente equipados com câmeras, telão, iluminação, cenário etc. Além disso, temos cinegrafistas, editores, iluminadores, DJs, diretores de corte e muito mais.

Então se você deseja produzir um vídeo, clique aqui e envie uma mensagem!

Se preferir, fale conosco pelo WhatsApp ou telefone. O número é o (11) 3731-7009.

O Estúdio Raposo fica na rua Jacinto Gonçalves, nº 84, no Jardim São Jorge, em São Paulo, pertinho da rodovia Raposo Tavares.

Invista em profissionalismo e garanta uma produção com excelentes resultados!


Últimos posts no blog


Conheça nossas soluções:

Orçamento express para seu Evento
Quero fazer um orçamento