Voltar
Destaque
Categoria: Empreendedorismo
2 de junho de 2021

Custos para produzir conteúdo digital: saiba como economizar!

Os custos para produzir conteúdo digital podem variar muito. Não existe um preço único, uma fórmula exata. Cada projeto pode demandar um tipo de equipamento ou envolver mais ou menos profissionais. Geralmente, se diz que qualidade tem mais relevância do que quantidade. Mas no mundo da produção audiovisual, os dois aspectos são igualmente importantes para montar um orçamento.

No artigo de hoje, vamos explicar em detalhes quais são os custos para produzir conteúdo digital. E de lambuja, vamos mostrar como você pode reduzir essas despesas e fazer o projeto com um orçamento que caiba no seu bolso!

Se, depois da leitura, você ainda tiver alguma dúvida, quiser saber mais detalhes ou desejar pedir um orçamento, nos procure! É só clicar aqui e enviar a sua mensagem.

Se preferir, fale conosco por telefone. O número é o (11) 3731-7009.

Conheça todos os custos para produzir conteúdo digital

Custos para produzir conteúdo digital: iluminação e som!

Tudo depende do “setup” exigido pelo cliente, ou seja, do tamanho da estrutura envolvida no projeto. No Estúdio Raposo, partimos do básico, que é a necessidade de utilizar equipamentos de luz e som em todos os trabalhos. Uma quantidade mínima desses recursos sempre está presente em nossos orçamentos e não pode ser eliminada, já que isso interferiria na qualidade da nossa entrega. E aqui preferimos perder o cliente do que fazer um trabalho ruim.

O custo começa a aumentar quando essa estrutura inicial passa a receber incrementos. Em iluminação, por exemplo, podem ser acrescentados canhões de luz, o que costuma elevar um pouco a despesa.

E quanto ao áudio? Bem, quanto maior a quantidade de microfones, maior o custo. Se uma pessoa estiver em cena, teremos um microfone de lapela, aquele que é preso na roupa, na altura do peito. Mas se forem cinco participantes, serão cinco microfones, e o orçamento, claro, vai aumentar. Porém, em termos de equipe, nada muda, pois um único operador de som consegue dar conta de todo o serviço.

O que não é possível quando se trata de imagem, como vamos ver a partir de agora!

O melhor estúdio para lives  em São Paulo

Custos para produzir conteúdo digital: imagem e edição!

Se, ao invés de cinco microfones, estivermos falando em cinco câmeras, serão necessários cinco cinegrafistas para operá-las. O custo fica mais elevado.

Uma maneira de tornar a produção mais barata é usar câmeras fixas. Elas serão posicionadas antes da gravação ou transmissão e não serão movimentadas durante a captação. Aí sim um único cinegrafista pode fazer todos os enquadramentos com antecedência e isso deixa o orçamento menor. A produção perde em agilidade e dinamismo, mas mantém a qualidade técnica e reduz os gastos.

Porém, em ambos os casos, com câmeras fixas ou móveis, temos que lembrar dos custos de edição. Será necessário que um editor sincronize áudio e vídeo de equipamentos diferentes, o que pode encarecer a finalização do trabalho.

No Estúdio Raposo, você pode contratar a produção completa (captação e edição), ou apenas fazer a gravação e, posteriormente, montar tudo com o seu próprio editor.

Quer pedir um orçamento? Clique aqui e fale conosco agora mesmo!

A melhor estrutura para gravar vídeos em São Paulo

E quais são as outras despesas que influenciam no orçamento?

Os custos para produzir conteúdo digital envolvem a escolha do cenário. O que ficará atrás dos apresentadores, enriquecendo o visual e servindo como ferramenta para que o conteúdo possa ser mais bem desenvolvido e explicado?

As duas opções mais recomendadas são chroma key e o painel de led.

A escolha depende do que você deseja para o vídeo final. O Chroma key é mais barato e a opção indicada para um material artificial, sem muita interação. Já o painel de led deixa o cenário parecido com uma TV gigante, que pode exibir uma imagem única ou diversas cenas diferentes, uma em cada monitor. O valor do painel varia de acordo com o seu tamanho. Quanto maior, mais caro.

Por fim, temos a direção. Muitas empresas contratam a estrutura do Estúdio Raposo e fazem a gravação sem diretor. Para quem tem experiência, dispensar esse profissional é uma solução que reduz custos.

Porém, lembre-se que estúdios são locados por hora, e um diretor eficiente consegue manter o trabalho dentro do cronograma, sem atrasos. Sempre recomendamos a contratação de um diretor, porque ele garante a otimização do tempo e torna a gravação bem mais eficiente.

Tudo sobre locação de estúdio de TV

Como reduzir os custos para produzir conteúdo digital?

Diminuir os custos para produzir conteúdo digital exige planejamento. Tendo um projeto bem elaborado, com todos os roteiros definidos, equipamentos escolhidos e sabendo como o setup de trabalho será montado, tudo fica mais fácil.

Independentemente da quantidade de equipamentos envolvidos no trabalho, essa organização fará com que você não gaste dinheiro com tempo ocioso arrumando o estúdio e fazendo testes de tomadas de câmera.

Você chegará aqui no Estúdio Raposo com a receita prontinha, e encontrará todos os ingredientes para fazer o melhor trabalho. É montar e gravar! É simples, é rápido e é objetivo.

Portanto, basicamente, para reduzir custos, o fator mais importante é sempre o planejamento.

Como agendar estúdio para gravação em São Paulo!

Você quer gravar aqui no Estúdio Raposo?

Então clique aqui e envie uma mensagem. Responderemos o mais rapidamente possível.

Se preferir, fale conosco por telefone. O número é o (11) 3731-7009.

Pode entrar em contato a qualquer momento para tirar dúvidas, conhecer nossa estrutura, saber quais equipamentos estão disponíveis e conferir a disponibilidade da nossa agenda de gravações.

O Estúdio Raposo fica na rua Jacinto Gonçalves, nº 84, no Jardim São Jorge, em São Paulo, pertinho da rodovia Raposo Tavares.

Aproveite que está por aqui e leia os outros artigos do nosso blog.

Clicando aqui, você pode ver como nossos eventos digitais são realizados com excelente qualidade de som, imagem e transmissão!

Até a próxima!


Últimos posts no blog


Conheça nossas soluções:

Orçamento express para seu Evento
Quero fazer um orçamento